sábado, 31 de julho de 2010

Questione

                                                                                                                                 

Alguns dias atrás eu estive aqui postando sobre um país que certamente não está preparado pra receber os jogos olímpicos e hoje estou postando aqui sobre um país que não está preparado para a copa do mundo.

“A você é louco, vão surgir vários empregos diretos e indiretos, alem do que o turismo vai aumentar de forma exuberante”

Não sei nem por onde começar pra ser sincero.
Um colégio publico, que fica próximo a um lugar onde a policia esta fazendo uma operação é atingido por uma bala perdida e o pior de tudo é que ela achou alguém, uma criança de 11 anos, uma criança que depois de tentar se proteger foi correr pra fugir de uma troca de tiros entre homens grandes e foi baleado, menos uma medalha de ouro para o nosso tão querido Estado. O chefe da operação foi exonerado e acabou. Houve um protesto dos moradores a indignação apesar de intensa é pouca, quantos jovens de 11 ou menos ou mais morrem nessa vida de gente grande, são oprimidos pela sociedade que se comove e fecha túnel pra homenagem a um filho da alta burguesia, muito visível nas capas dos jornais “Um menor morre em perseguição para prender assaltantes no subúrbio” “ Morre filho de Cissa Guimarães após ser atropelado”. Bom pro menor talvez tenha tido um buraco pra ser enterrado, agora pro filho de Cissa Guimarães teve até musica ao vivo com direito a grafite nas paredes do túnel, quanta beleza, se a cada morte de um jovem fizessem grafite nas paredes, garanto que não há túnel no mundo pra quantidade de grafite que vai precisar e ter que escutar “Não da mais pra ser assim, a sociedade tem que mudar” ah que beleza, agora perceberam isso? E me pergunto como mudará isso tudo, pagando rios de dinheiro pra um analista? Poupe-me e façam, façam porque o mundo precisa, mas se puder ficar calado, por favor.

Aposto com qualquer um que a sala de aula não estava interditada, não entendo essa ênfase monstruosa que deram nesse caso, claro, óbvio que foi algo muito ruim, foi de tamanha tristeza, mas me pergunto por que não dão ênfase assim também pra cada um que morre injustamente?

Pensem, pensem nas crianças que viram um coleguinha estirado ao chão banhado em sangue, essas crianças viram a cara da morte e elas não têm analistas, elas não recebem um apoio psicológico, não tem um assistente pra encaminhá-las, elas estão a sós e a imagem de um corpo no chão vai ficar até a cabeça deixar.

Não da mais pra fingir que não acontece nada, não da mais pra viver nessa alienação.

Pensem, pensem e se perguntem, por quê?

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo.

Dia 20/07, dizem ser o dia do amigo, e de fato é, mas estava vagando pela internet até que vi um sub no MSN dizendo “Amigo não precisa de dia” começamos aqui.

Amigos, quem são? Porque são? Para que são? Alguma dessas questões me indaga e eu me pego pensando e reflito sobre a amizade.

Como minha ultima postagem aqui eu falei sobre minha infância e evitei ao máximo falar sobre pessoas, hoje eu quero falar de pessoas.

Acho que essa letra já diz muita coisa: “A amizade nem mesmo a força do tempo pode destruir, somos verdade, nem mesmo esse samba de amor pode nos resumir, quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso, valeu por você existir amigo”.

Amigo, aquele que chora seu choro, mas que a seca também, aquele que sorri seu riso, mas te coloca no chão também, amigo é aquele que te traz equilíbrio, que te traz de volta, te devolve a si mesmo. Aquele que não desiste de você e que se for preciso te dar tapa na cara pra aprender vai dar e se for preciso o ombro pra chorar, não vai negar. Aquele que sabe dizer não na hora certa e que te prova que quando não existe mais chão a amizade ta ali pra te sustentar. Quando muitas vezes pensei que amigo é aquele que te agüenta nas horas ruins, me encontro hoje totalmente enganado e vejo que é o que suporta seus momentos bons. Aquele que perdoa, aquele que critica, aquele que da força, aquele que elogia. Amigo é praticamente um pai em que você não tem vergonha de falar sobre nenhum assunto e que por isso sabe como e o que falar pra você nos momentos, ou não. Porque um amigo é também humano e tem suas limitações e cabe a nos entender isso. Aquele que quando você ta numa situação consegue olhar por cima e entender a situação bem melhor do que qualquer pessoa e te fala o que ta acontecendo e você diz que ele pode estar certo, mas faz como você vê e acaba errando ou não, mas ele ta ali pra te avisar. Aquele que você não tem vergonha de dizer “Eu te amo”. Amigo.

Dia 20/07, dia do amigo, pra quem? Por quem? Por quê?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Há tempos...


Esses dias, recordei da infância que tive, de fato tive, hoje resolvi escrever um pouco pra matar saudades.
É eu me recordo o primeiro videogame que tive um Atari, lógico que não jogava, eu não tinha idade pra jogar, mas me lembro bem...
Estudava a tarde e por tanto antes de ir pro colégio era certo me arrumar assistindo os trapalhões, chegava à escola formava pra cantar o hino com direito a “sentido” e tudo, hasteava a bandeira e pronto, hora de assistir a aula. La mesmo na escola brincávamos de queimada, cabra cega, pique parede, pique pega, me amarrava no mingau de chocolate que às vezes era a merenda.
Morava numa casa e tinha um quintal considerável, onde plantei alface, dentre outras coisas que eu tentei apesar de só ter vingado a alface. Uma das coisas que eu mais gostava era andar de bicicleta, chão de terra, ótimo pra derrapar e correr atrás de pipa, mas pela estatura melhor esquecer essa parte, mas eu com minha inteligência imensa aproveitava o espaço do quintal, soltava pipa numa ponta e só dava linha numa altura que se eu fosse cortado a minha pipa cairia dentro do próprio quintal.
Tive dois passarinhos, um morreu com calor porque eu viajei e esqueci dele e o  outro o gato comeu, gato que inclusive era meu também, mas um certo dia ele foi dar uma volta na rua e nunca mais voltou, acredito que tenha encontrado sua gatinha. Um cachorro, chamado Nike, era meu melhor amigo, mas me mudei e tive que deixá-lo. Vida que segue.
Ah eu era fã em Tazo, Pirocóptero, Power rangers,  TV colosso, Disney cruj,  A família dinossauro ( inclusive já tive uma festa de aniversario com esse mesmo tema), Bola de gude, Pipa, Polícia e ladrão,  A caverna do dragão, Fly,Chaves,  Mega drive, Super Nintendo. Não tinha do que reclamar tive pressa de querer ser grande, mas confesso que hoje prefiro não ser.
Algo que sempre me vem à lembrança também foi um dia que minha mãe fez uns doces, alias amava quando minha mãe fazia bolinho de chuva, e comemos ao som do vinil da blitz, o mesmo radio que eu cismava em por dois discos, se ela estiver lendo isso aqui, vai saber que eu que o quebrei, enfim escutei muito balão mágico em vinil e Xuxa também. A que felicidade era de ir para casa da minha avó ” lá eu vou brincar o dia todo” que menino interesseiro, mas chegava lá já era motivo de alegria, descia as nove da manhã jogava bola, corria, subia em árvore, o maior sonho era conseguir fazer uma casa na árvore, o que não foi muito bem sucedido, soltava pipa, rodava pião ooooooooooo tempinho bom, que hoje fica só na lembrança.
Então chegava o final do ano e ao passar de ano eu entrava na minha rua e via como se fosse uma passarela e o bonitão lá passando, cheio de orgulho no peito pensando “passei de ano na escola”. Mal sabia eu que bom mesmo seria se o tempo não passasse se as coisas não mudassem como aconteceu.

Se eu tivesse um direito qualquer pedido hoje, pediria para que as crianças de hoje tivessem infância como a dos anos noventa, ao invés de jogar Playstation, ir brincar na rua e sujar os pés.

Velha infância, pra sempre infância, não deixei de aproveitar se quer um minuto e hoje carrego comigo o belo prazer de viver.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reflexos...

Desde pequenos, absorvemos tudo o que nos é ensinado crescemos refletindo o que aprendemos até começar a pensar com a “nossa cabeça”; a partir de então criamos idéias e escutamos muitas teorias desastrosas ou vitoriosas e refletimos o que pensamos.
Reflexo é o que somos. Reflexo de tudo um pouco, do transito urbano, do dinheiro, do amor, do calor, de alguém que se vê e se sabe que pode ser a única vez, do bom dia do jornaleiro, mau humor do vizinho, enfim tudo em nos reflete e refletimos o tudo.
O que então reflete a sociedade?
Uma sociedade doente onde a ganância fala mais alto, onde se mata e se vende por dinheiro, seria então o mal da sociedade o capitalismo?
Os filhos da sociedade jogados na rua comendo crack de café da manha, almoço e janta e seus irmãos nada fazem, será então o crack o reflexo da sociedade? Dentro de cada menino existe um pouquinho de nós.
Sociedade em que o mais forte diz a verdade e alguns mais fracos têm síndrome de vira-lata deixa que a TV te ponhDesde a mordaça e viseira pra enxergar o que eles querem, será então à falta de informação o pecado da sociedade? Mais fácil comer uma maçã ou ler um livro?

“Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão” e eu nem precisei ir a elas pra provar, mas “Somos quem podemos ser sonhos que podemos ter e teremos” reflita!